MARIA RAMIM

Maria Ramim

sexta-feira, 10 de junho de 2016

ORIENTAÇÕES SOBRE A CORREÇÃO DA LINGUAGEM ORAL DE CRIANÇAS


Não corrigir demasiado para não acentuar comportamentos de timidez, e nem deixar sem correção, pois agravam-se os erros.
ü  Não falar com a criança em termos vulgares ou errôneos. Muco nasal, nádegas, evacuar, urinar são termos clínicos que a criança aprende com facilidade.
ü  Repetir, em meio a muitas frases, o termo que de deseja ensinar à criança. Exemplo: “Passava eu de bicicleta diariamente por uma rua quando, ao atravessar um trecho pior, disse: ‘PARALELEPÍPEDO’ aqui é muito alto, a bicicleta derrapa”.
ü  Ler livros infantis adaptados à capacidade da criança, a princípio frisando os termos, e traduzindo –os para a sua linguagem. Mas ir aos poucos deixando de dar sinônimos até ler-se sem parar. Assim como nós, adultos, lendo um trecho em língua estranha pegamos pelo sentido o significado das palavras, as crianças em meio à nossa leitura pegam também, pelo sentido, o significado dos termos desconhecidos.
ü  Disfarçar sempre quando a criança aprender nomes feios. Correções como bater na boca e pô-la de castigo normalmente reforça o uso do termo via negação.
ü  Elogiar sempre que a criança empregar termo adiantado, mostrar-lhe como é bonito falar certo.


Fonte: Fernanda Barcellos, em “Psicologia Geral Infantil”

Nenhum comentário:

Postar um comentário